Journaling: O que é e benefícios

Journaling. Afinal, o que significa?

Não existe uma tradução exata para a língua portuguesa, mas, se pensarmos no termo em inglês, podemos traduzir para algo como “o relato das notícias do dia”. Podemos, ainda, aproximar a prática de journaling ao diário pessoal, em que o objetivo é anotar o nosso dia a dia ou conteúdos que nos inspiram. Não existe uma regra concreta sobre a prática em si. A ideia é que te sintas livre para escrever sobre tudo o que quiseres.

Mas porque razão o journaling é tão importante?

Vários estudos indicam que escrever sobre momentos traumáticos ou situações menos boas tem inúmeros benefícios para a saúde, quer física quer mental. Porém, estudos recentes demonstram que escrever diariamente tem, também, mais-valias para a saúde, independentemente do teor do conteúdo escrito. Mas vamos por partes. Como começou este interesse pela escrita expressiva?

O Paradigma da Escrita expressiva: Pennebaker

James Pennebaker é um psicólogo norte-americano, a lecionar na Universidade do Texas, que nos anos 80 desenvolveu um estudo com estudantes universitários. Durante 3 dias consecutivos os estudantes tiveram de escrever, no tempo de 15 minutos, sobre as suas experiências mais traumáticas das suas vidas. Experiência que parece simples, mas que permitiu que outros estudiosos pudessem, também, avaliar os benefícios da escrita expressiva aquando um trauma ou um momento negativo.

Aposto que te estás a perguntar porque razão a escrita expressiva é benéfica para saúde e quais os resultados do estudo. Vê abaixo a lista com 5 conclusões (não só com base na primeira experiência):

  1. Conter ou inibir pensamentos e emoções causa stress e a escrita expressiva permite expor esses sentimentos;
  2. O trauma “rompe com os processos normais de auto-regulação e a escrita expressiva permite ao sujeito dar um sentido aos eventos stressantes”;
  3. A escrita expressiva fortalece as relações sociais, uma vez que pode servir de “mecanismo” de incentivo ao “fortalecimento dessas mesmas relações;
  4. Permite a exposição aos eventos negativos e, desta forma, extingue gradualmente as emoções negativas;
  5. Traumas desorganizam os momentos e as memórias e a escrita reorganiza.

Quais os benefícios do jounraling para a saúde?

Após o estudo com os estudantes universitários, Pennebaker constatou que:

  1. As visitas ao médico diminuíram;
  2. Decréscimo de “ruminações”, pressão arterial e dor;
  3. Diminuição da depressão;
  4. Aumento do sistema imunitário;
  5. Aumento de significado de vida, humor e afetos.

Jounraling: reviver um bom momento

Se é verdade que a maior parte dos estudos se baseia nos benefícios que o journaling tem após um momento negativo ou traumático, também é verdade que há benefícios quando a escrita é sobre um momento bom. Escrever sobre um momento positivo permite-nos reviver esse mesmo momento, assim como sentir novamente as emoções vividas.

Best Possible Selves: uma escrita sobre o futuro

A prática de journaling denominada de “Best Possible Selves” é da autoria de Laura King. Nesta prática de journaling é suposto escreveres sobre o teu futuro. Mas como?

  1. Durante uns breves minutos pensa em como a tua vida seria perfeita. Imagina e sente o que seria se já a estivesses a viver.
  2. Anota tudo, com muitos pormenores, numa folha em branco.
  3. Quando estiveres a escrever, não penses em escrever de forma correta; deixa que as emoções provocadas pela concretização da tua vida de sonho tomem conta da to teu momento de escrita.

Os estudos elaborados sobre esta prática demonstraram que escrever sobre o futuro, projetando uma vida de sonho, tem imensos benefícios, como:

  1. Aumenta as emoções positivas;
  2. Aumenta o teu nível de felicidade, otimismo e esperança;
  3. Melhora a tua perceção sobre o futuro.

Journaling: Uma Prática para o teu bem estar

Podes não querer escrever sobre um momento menos bom, podes querer apenas escrever sobre um episódio que tenha acontecido no teu dia. Podes querer esmiuçar um sentimento que te anda a incomodar, podes querer simplesmente deixar a caneta deslizar sobre o papel. A decisão é tua e o objetivo final é apenas o teu bem estar. Escrever sobre nós aumenta, também, o nosso autoconhecimento e, muitas vezes, poderá ajudar a baixar a ansiedade.

Já experimentaste?



Conundrum. História da minha mudança de sexo de Jan Morris

Saí do trabalho com uma enorme vontade de percorrer as estantes de uma livraria à procura de uma história surpreendente. Queria encontrar um livro que nunca tivesse visto nas redes sociais ou na comunicação social: um livro para o qual eu pudesse partir como uma completa estranha. É habitual começar uma leitura com expectativas, saber…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Design a site like this with WordPress.com
Get started